Transtorno de Ansiedade Social (Fobia Social)
De acordo com o DSM 5 os critérios diagnósticos para este transtorno são:
Medo ou ansiedade acentuados acerca de uma ou mais situações sociais em que o indivíduo é exposto a possível avaliação por outras pessoas. Exemplos incluem interações sociais (p. ex., manter uma conversa, encontrar pessoas que não são familiares), ser observado (p. ex., comendo ou bebendo) e situações de desempenho diante de outros (p. ex., palestras).
Nota: em crianças, a ansiedade deve ocorrer em contextos que envolvem seus pares, e não apenas em interações com adultos.
O individuo teme agir de forma a demonstrar sintomas de ansiedade que serão avaliados negativamente (p. ex., será humilhante ou constrangedor; provocará a rejeição ou ofenderá a outros).
As situações sociais quase sempre provocam medo ou ansiedade.
Nota: em crianças, o medo ou ansiedade pode ser expresso chorando, com ataques de raiva, imobilidade, comportamento de agarrar-se, encolhendo-se ou fracassando em falar em situações sociais.
As situações sociais são evitadas ou suportadas com intenso medo e ansiedade.
O medo ou ansiedade é desproporcional à ameaça real apresentada pela situação social e o contexto sociocultural.
O medo, ansiedade ou esquiva é persistente, geralmente durando mais de 6 meses.
O medo, ansiedade ou esquiva causa sofrimento significativo ou prejuízo no funcionamento social, profissional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo.
O medo, ansiedade ou esquiva NÃO é consequência dos efeitos fisiológicos de uma substância (por ex., droga de abuso medicamento) ou de outra condição médica.
O medo ansiedade ou esquiva NÃO é mais bem explicado pelos sintomas de outro transtorno mental, como transtorno do pânico, transtorno dismórfico corporal ou transtorno do espectro autista.
Se outra condição médica (p. ex., doença de Parkinson, obesidade, desfiguração por queimaduras ou ferimentos) está presente, o medo, ansiedade ou esquiva é claramente não relacionado ou é excessivo.
Especificar se:
Somente desempenho: se o medo está restrito à fala ou ao desempenho em público.
ATENÇÃO: As pessoas com transtorno de ansiedade social do tipo somente desempenho têm preocupações com desempenho que são geralmente mais prejudiciais em sua vida profissional (p. ex., artistas, atletas) papeis que requerem falar em público.
Os medos de desempenho também pode se manifestar em contextos de trabalho, escola ou acadêmicos nos quais são necessárias apresentações públicas regulares.
Os indivíduos com transtorno de ansiedade social de desempenho NÃO temem ou evitam situações sociais que NÃO envolvam o desempenho.
Referência bibliográfica:
Manual de Diagnóstico e estatística dos Transtornos Mentais DSM 5. Associação Americana de Psiquiatria, 2003.