Nesta fase da vida o adolescente apresenta uma série de características decorrentes das transformações físicas e psicológicas que o acompanha. Estas caraterísticas são consideradas normais e podem estar ou não presentes em todo adolescente, com maior ou menor grau de intensidade e vai variar de acordo com o contexto sócio cultural em que ele vive.
Podemos enumerar estas caraterísticas:
1- Busca de si mesmo e da identidade:
Momento de descobertas sobre si mesmo, gostos e afinidades. Pode apresentar comportamentos transitórios e confusos.
2- Separação progressiva dos pais:
Discussões e divergências são comuns entre pais e filhos nesta fase. O jovem anseia por mais independência e seus pais também, no entanto, temem os riscos em que seu filho se expõe.
3- Tendência grupal:
Com o afastamento dos pais, o adolescente procura grupos para se identificar e se apoiar. Este grupo de identificação pode variar muitas vezes.
4- Necessidade de intelectualizar e fantasiar:
O adolescente formula hipóteses a partir das experiências que adquire. Para isso ele se recolhe em si mesmo neste momento, podendo ser taxado pelo pais de preguiçoso e desatento. Mas, é um comportamento necessário para o jovem.
5- Crises religiosas:
Pode aderir do ateísmo à crenças mais ortodoxas, independente da crença religiosa de sua família. Esta identificação pode se modificar no decorrer dos anos, e no início da fase adulta pode até voltar para a crença religiosa dos pais.
6- Distorção temporal:
O adolescente é imediatista, vive o presente, pois o futuro para eles está muito distante. Consideram urgentes situações não tão urgentes, e protelando o que para os adultos é considerado urgente.
7- Contradições sucessivas na manifestação de conduta:
Devido à sua personalidade flexível, que será moldada pelas suas experiências, o adolescente não apresenta um comportamento rígido.
8- Atitude social reivindicatória:
Existe uma necessidade do adolescente de auto afirmação e contestação dos padrões. É idealista, busca um mundo melhor e se não encontra espaço para isso pode agir com agressividade. Como ainda não sofreu grandes decepções, como acontece com o adulto, ele acha que pode transformar o mundo.
9- Constantes flutuações de humor:
A pluralidade de suas vivências, com tantas mudanças, conquistas e obstáculos, podem conduzir o adolescente à sentimentos ora de excitação e euforia, ora a sentimentos de depressão e solidão.
10- Evolução sexual:
O início da adolescência é marcado pelo autoerotismo e evolui para a relação sexual sem compromisso, até chegar ao relacionamento amoroso em que existe uma preocupação com sua parceria e envolvimento emocional. Nesta fase também podem ocorrer experiências homossexuais, à título de aprendizado muitas vezes, sem que signifiquem uma opção sexual definitiva.
Categorizar estes comportamentos ajuda a compreender melhor o adolescente, sua forma de expressar e interagir com o mundo.
A intenção é oferecer ao adolescente o apoio necessário para que ele possa passar por este momento da vida tão conturbado e transformador com segurança.
Uma adolescência saudável vai refletir em um adulto maduro e responsável no futuro.
Referências:
Aberastury A., Knobel M. Adolescência Normal. 5a ed. Artes Médicas, Porto Alegre, 1981.
Saito MI, Leal MM. Síndrome da Adolescência Normal. In: Saito MI, Silva LEV. Adolescência: Prevenção e Risco. 1a ed. Atheneu, São Paulo, 2001.
Psicóloga Magdail Brogna