A IMPORTÂNCIA DO SONO
Você já parou para pensar que passamos cerca de 1/3 de nossa vida dormindo?
Isso não acontece por mero acaso! Nosso organismo necessita dormir para nos manter saudáveis e assim ter uma melhor qualidade de vida, inclusive uma maior longevidade.
Cada pessoa possui geneticamente seu relógio biológico ajustado num ciclo de 24h e sua sincronia dependerá de alguns fatores externos, tais como: ruídos, iluminação, odores, hábitos, vida social, etc.
A dificuldade em dormir pode prejudicar tanto a coordenação motora como a capacidade de racionar.
Um estudo realizado pela Universidade de Chicago – EUA, 11 pessoas com idades entre 18 e 27 anos foram impedidas de dormir por mais de 4 horas durante 6 dias. O resultado revelou que o funcionamento do organismo dessas pessoas ao final da experiência era o equivalente ao de uma pessoa com mais de 60 anos e que os níveis de insulina eram semelhantes ao de uma pessoa portadora de diabetes.
Em pesquisas realizadas com ratos de laboratório, estes foram impedidos de dormir e o resultado após 10 dias foi chocante: morte por infecção generalizada.
Quando dormimos nosso organismo se recompõem recuperando a energia perdida durante o período em que ficamos acordados.
Durante o sono profundo as proteínas são sintetizadas em grande escala, com a finalidade de manter ou expandir as redes neuronais ligadas à memória e ao aprendizado.
O cérebro comanda a produção e a liberação de hormônios, como a melatonina e o hormônio do crescimento, garantindo longevidade com maior jovialidade.
Também regula os níveis de outras substâncias responsáveis pela regeneração de células e cicatrização da pele.
Portanto, uma boa noite de sono é fundamental para nossa vida!