Quando dormimos nosso corpo continua trabalhando e uma série de transformações ocorre. Veja alguns exemplos:
1- Liberação de hormônio
Na infância, durante o sono, cerca de 90% do hormônio do crescimento é liberado. Portanto, crianças que dormem mal têm maiores probabilidades de apresentar problemas em seu desenvolvimento físico.
2- Eliminação de estresse
Quando estamos estressados nosso organismo produz através das glândulas suprarrenais um hormônio chamado cortisona. A cortisona contribui para aquele insuportável mau humor matinal depois de uma noite mal dormida. Desta forma, dormir bem é fundamental para aliviar o estresse.
3- Reposição de hormônio
Mesmo na fase adulta o hormônio do crescimento continua sendo liberado durante o sono, porém em doses menores. Isso evita a flacidez muscular e garante o vigor físico.
4- Imunidade
Durante o sono o corpo libera as interleucinas. Essas substâncias auxiliam o corpo a se defender de invasores, como vírus e bactérias. Portanto, dormir bem ajuda no aumento da imunidade do organismo.
5- Apetite em equilíbrio
Quando dormimos o organismo libera uma maior quantidade de leptina, um hormônio que controla a sensação de saciedade, evitando ataques à geladeira de madrugada.
6- Envelhecimento precoce e tumores
Ao dormir o organismo se livra dos radicais livres, moléculas que podem causar o envelhecimento precoce como também tumores.
7- Memória
O sono interfere na regulação térmica do cérebro, função essencial para o bom funcionamento dos mecanismos de memória e da vida psíquica do ser humano.
8- Fixação de informações
A fase do sono REM é responsável pela fixação de informações incomuns e estressantes, enquanto o sono não REM (fases 1 a 4) se encarrega das informações de conteúdo emocionalmente neutro.