Efeitos do abuso do álcool

Avaliação 0.00 (0 Votos)

Sobre o álcool


Existem inúmeros tipos de álcool, mas o princípio ativo das bebidas destiladas e fermentadas é o álcool etílico ou etanol. Além de ser a droga mais consumida pela sociedade, é a que mais causa danos sociais. O álcool é responsável por mortes prematuras e incapacitantes, sendo um dos mais graves problemas de saúde pública na atualidade. Afeta de forma substancial não só o próprio usuário, mas também, seus familiares e pessoas mais íntimas. Também afeta terceiros, de forma indireta, ao provocar acidentes e possíveis tragédias.


De acordo com a OMS, o consumo de álcool per capita no Brasil chegou a 8,9 litros em 2016 e superou a média internacional, de 6,4 litros por pessoa. Com isso, o País figura na 49.ª posição do ranking entre os 193 avaliados.


A pesquisa revelou que o uso excessivo e a falta de controle em certas situações podem se transformar em ameaça. Um total de 3,3 milhões de pessoas morrem todos os anos pelas consequências da bebida – 5,9% de todas as mortes no mundo. No grupo das pessoas entre 20 e 39 anos, 25% das mortes têm uma relação direta com o álcool. Em seu levantamento da OMS também constatou que o álcool pode causar mais de 200 doenças, incluindo as doenças mentais.


O consumo excessivo do álcool também está associado a quadros de violência, desemprego, e a dificuldade em realizar tarefas habituais de trabalho e convívio social, o que provoca um custo altíssimo para a sociedade como um todo.